expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tema cabelos-Antes e depois da lavagem

Olá lindas tudo bem ?

Para quem me acompanha no facebook sabe que fiz um post a explicar que fiz formação de cabeleireira à pouco mais de 7 anos e lá perguntei se era do vosso intrese fazer post aqui no blog a falar de cabelos mas de uma forma mais profissional. Vocês mostraram interesse e até deixaram umas perguntas para eu futuramente responder no blog em post , se desejarem ainda podem deixar aqui as vossas perguntinhas ;)
O tema de hoje é sobre lavagem do cabelo, será que vocês fazem uma lavagem correcta do vosso cabelo?





Como lavar o cabelo?

1-O primeiro paço e o mais importante a meu ver é vocês fazerem uma analise do vosso cabelo e couro cabeludo, ver se ele é seco, óleos, misto, se tem descamação, se é mais seco nos meios e pontas etc. Esse passo é muito importante porque  não adianta tentarem fazer uma boa lavagem se os produtos utilizados não forem indicados para o vosso tipo de cabelo.

2-Depois de molhar muito bem o cabelo com agua tépida ou fria (nunca quente porque danifica os fios) devem aplicar uma pequena porção de shampoo na mão e espalhar uniforme por todo o couro cabeludo. Depois de o produto estar bem espalhado deve-se massajar com a ponta dos dedos, nunca com as unhas fazendo movimentos circulares. Para quem tem cabelo oleoso as massagem no couro cabeludo são desaconselhadas porque isso vai activar mais a circulação e por consequência as glândulas sebáceas vão produzir mais cebo deixando o vosso cabelo oleoso mais depressa.

3-Se vocês lavarem o cabelo todo o dia só necessitam de fazer aplicação do shampoo 1 vezes ,se lavarem dia sim, dia não ou mais tempo devem fazer 2 aplicações de shampoo. No meu tempo de curso aprendia-se que um cabelo bem lavado tinha de chiar , na minha opinião o cabelo não deve chiar sempre que vocês lavam porque  isso significante que o vosso couro cabeludo e cabelo estão excessivamente limpos o que não é bom, devemos sempre ter alguma gordura para protecção. Aconselho uma ou 2 vezes por semana a usarem um shmpoo transparente para fazerem uma limpeza mais profunda do cabelo, este passo é importante principalmente para quem usa diariamente produtos styling. No entanto não aconselho a fazer uma lavagem com esse tipo de shampoo diariamente por causa do motivo que expliquei anteriormente, excesso de limpeza também não é bom ;)

4-Depois da passagem do shamppoo devem retirar bem com agua abundante verificando que o vosso cabelo fica sem nenhum resíduo do shampo. Tanto shampoo como condicionador ou mascara não são para ficar no cabelo deve-se retirar tudo muito bem.

5-Quando fazemos aplicação do shampoo as cutícula abre para que possamos fazer uma boa limpeza, mas se não usarmos nada para a fechar ela fica  aberta e pode provocar muitos danos no cabelo pois o fio fica mais exposto as agressões e é ai que entra o condicionador .Independente do vosso tipo de cabelo aconselho em cada lavagem a aplicarem um condicionador nos meios e pontas do cabelo(nunca na "raiz"), é o condicionador que faz o fechamento da cuticular .Devem aplicar o condicionador com o cabelo húmido e nunca encharcado , quando o cabelo esta muito molhado o produto dilui na agua e não faz nada no cabelo.

6- 2 a 3 vezes por semana devem fazer uma mascara hidratante com pelo menos 20/30m, para ajudar a mascara actua mais eficazmente podem envolver o cabelo em uma toalha com agua morna ou envolver em prata(daquelas que usamos na cozinha).

7-Lavagem e hidratação feita o que fazer depois? O que todas nos fazemos e confesso que também faço é o típico turbante para tirar o excesso de agua ou então é esfregar o cabelo na toalha como se não houve-se amanha ate ficar quase seco. Isso é totalmente ERRADO . Nada de turbantes nem esfregar o cabelo, devemos espremer bem  quando acabemos de o lavar e o restante de agua deve ser tirado cuidadosamente com a toalha. O turbante até pode ser permitido, mas não por muito tempo ;)

8-Sei que o pior de lavar o cabelo esta por vir que é os malditos nós, eu tenho cabelo fino e quando acabo de lavar ele fica cheio de nós. O que muita gente diz e que não deixa de ser verdade, é que não se deve desembaraçar um cabelo molhado. Isso é muito bonito mas acreditem que desembaraçar um cabelo seco é bem pior por isso aproveitando que ele esta molhado e escorregadio  tiramos esses malditos nós. Antes de começar a escovar deve-se aplicar um leave in que ira facilitar o pentear e evitar que se quebrem os fios. Devem começar a pentear das pontas  em direcção à raiz evitando assim também uma quebra. O leave in não é para retirar nem para colocar na "raiz", ele pode e deve ficar nos nossos cabelinhos :)

9-Depois do vosso cabelo estar totalmente desembaraçado é hora de acabar de secar, eu opto por só passar o secador na "raiz" e deixar secar o resto ao natural. Se vocês lavarem o cabelo todos os dias devem pelo menos secar a "raiz" . 
Uma curiosidade ao que chamamos de "raiz" é a haste do cabelo, a raiz encontra-se dentro do couro cabeludo e não fora. Quantas vezes não ouvimos em pessoas que pintam o cabelo: "Já estou com uma raiz enorme", o que a pessoa esta é com um crescimento grande e não com a raiz ;)

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil, qualquer duvida coloquem nos comentários que responderei com todo o gosto ;)

Beijinhos 


Sem comentários :

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...